O V seminário tem como tema: “Água, Democracia e Direitos Humanos” e vai acontecer no período de 14 a 18 de junho de 2017, e entre seus objetivos estão o balanço das ações e produções realizadas desde o I seminário que ocorreu em 2013 e também, levantar propostas de criação de novos instrumentos de fortalecimento da memória camponesa de Cotaxé e toda região.
Vale ressaltar que uma das ações que o seminário se propôs, além do fortalecimento da memória camponesa, foi a de dialogar e realizar atividades com os grupos de cultura popular do município, Boi Janeiro de Cotaxé; Grupo de Capoeira Senzala do “Patrimônio dos Pretos”, Santa Luzia do Norte; Dança da Fita de Imburana; Roubada da Bandeira de Prata dos Baianos e; Folia de Reis do Córrego do Barbosa. Tivemos também a oportunidade de conhecer a dissertação de mestrado em administração do Sr. Jones Telles, morador de Ecoporanga, que escreveu a respeito da viabilidade econômica dos nossos assentamentos rurais e nos brindou com uma palestra sobre o tema no nosso IV seminário.
Além das atividades contempladas na programação deste ano, palestras, oficinas, rodas de conversas, mini-curso e diversas atividades culturais, teremos nesta edição a oportunidade de contar com a participação do Grupo Cáritas; da Paróquia São José Operário, da Diocese de São Mateus, que coordena o projeto “Adote uma Nascente”; na aula de campo sobre questões ambientais, que vai ocorrer na caminhada, prevista para iniciar às 6 horas da manhã, dia 15, no trecho que se estende da Fazenda Casa de Tábua a Cotaxé.