Nesta manhã de hoje (15), iniciaram os trabalhos com os tapetes de Corpus Christi, o pátio da Igreja Católica Matriz “São José Operário” de Ecoporanga e ruas ao redor, foram todos decorados por tapetes ornamentais.
No chão serragem, borra de café, tampinhas de garrafa, flores, entre outros acessórios, transformaram-se em arte e expressão de fé, ressaltando desenhos como Jesus na cruz, a Santa Eucaristia, a Bíblia, o pão, o trigo e o vinho.
Esta tradição anual é reforçada a cada ano em nossa cidade, pela participação de membros de pastorais, sacerdotes, voluntários da Igreja Católica e grupos de jovens que nas primeiras horas de hoje iniciaram os trabalhos com os tapetes ornamentais.
“Esta é uma manifestação de carinho especialmente com a Eucaristia. É um momento em que o povo se manifesta, retribuindo um pouco de amor que Ele tem por nós, fazendo um lindo tapete para que nosso amor possa se manifestar diante de Deus” explicou o Frei Anderson.
Frei Anderson convida todos fiéis para participarem da Missa hoje ás 18:00 na Matriz, Paróquia São José Operário
OS TAPETES ORNAMENTAIS
A tradição dos tapetes ornamentais é antiga, surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores, no século XVI. Trata-se de uma manifestação popular de adoração a Cristo, uma expressão de carinho com o Santíssimo Sacramento que, apenas neste dia sai nas ruas.
A passagem pelo tapete, durante a procissão de Corpus Christi tem um significado especial. O ostensório, que armazena o Corpo de Cristo na hóstia, é carregado pelo sacerdote pelas ruas enfeitadas, e os fiéis só podem pisar nestes desenhos após a passagem do Padre. É uma representação de que Jesus anda por ali e é recebido com um belo tapete pelas ruas da cidade.
FOTOS ITAMAR JUNIOR