Após ser eleito o melhor atacante da Copa Rio em eleição do site FutRio, quando defendeu o Itaboraí, Stênio Garcia terá um novo rumo, pelo menos no primeiro semestre de 2017. O jogador foi cedido por empréstimo à Portuguesa, e disputará a elite do Campeonato Carioca de 2017. Na segunda metade do ano, ele retorna à ADI.
Na Copa Rio, Stênio disputou oito partidas e marcou três gols, tendo boa contribuição para a excelente campanha da Águia, que foi eliminada justamente pela Lusa, que acabou se tornando campeã, após anular o título do Friburguense nos tribunais.
Com 22 anos, ele começou a carreira no Real Noroeste (ES), depois indo para solo mineiro defender Democrata (MG) e Social (MG), em sua primeira passagem no Rio, já chamou a atenção pelo Azulão de Itaboraí.
Stênio Garcia já treina com o restante do elenco no Estádio Luso Brasileiro, que se prepara para a primeira fase do Campeonato Estadual, disputada por seis equipes, onde só as duas melhores irão se juntar aos demais na fase principal.
A Portuguesa estreia no dia 11 ou 12 de janeiro, já que a tabela detalhada ainda não foi divulgada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ). O adversário é o Nova Iguaçu, no Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador.