Com o direito de resposta, o site AgitaEco entrou em contato com o Direitor da Escola EEEFM ECOPORANGA o Sr. Rodrigo Ferreira de Alvarenga Sette concedeu com exclusividade para o site AgitaEco o eclarecimento a seguir:
Nota Explicativa
O último temporal do dia 05/12/2016 deixou rastro de destruição (fotos em anexo), uma árvore da espécie fícusveio a baixo nos fundos da Escola Ecoporanga, no mesmo dia em Conceição da Barra árvore da mesma espécie caiu e graças a Deus não teve vítimas. Por todo o país acontecem acidentes com árvores e a Ficus é a grande vilã, inclusive acidentes com morte. Em uma pesquisa básica na internet sobre a Ficus vemos que ela foi plantada sem instrução em calçadas e jardins e tem trago transtornos a milhares de pessoas.
Como citei acima não estamos fora das estatísticas dos incidentes, mas não podemos esperar o pior acontecer, devemos zelar pela segurança e a qualidade do espaço escolar.
O Projeto de Revitalização do “Muro e Calçada da Escola” tem como objetivo garantir a segurança da infraestrutura do muroe do prédio da Unidade Escolar e fazer a calçada para dar melhor acessibilidade à escola bem como revitalizar a frente da mesma.
(Ficus é uma espécie de árvore de origem asiática que foi introduzida no Brasil para paisagismo, devido a sua estrutura de raízes aéreas e galhos frágeis que trás danos tanto a estrutura das casase o tronco frágil quebram facilmente como o dos fundos da escola). (foto em anexo).
O espaço será calçado com tijolo holandês, serão feitas rampas para acessibilidade para assim os nossos alunos cadeirantes poderem trafegar na calçada, serão plantadas espécies de árvores adequadas e o muro será revitalizado na parte externa na cor azul da escola e na parte interna e nos detalhes em branco, o canteiro interno receberá flores.
Na frente da escola tem uma varanda grande onde os alunos ficarão na sombra até o horário da aula para entrar, mesmo porque não havia sombra com aquele tipo de poda agressiva, que se fazia necessária devido à espécie.
Os órgãos competentes autorizaram o serviço e estão prestando toda a assistência.
Tenho trabalhado sempre em parceria com o Conselho de Escola que representa todos os seguimentos da escola , onde 90% dos membros Conselheiros Titulares da Escola foram CONSULTADOS e APOIARAM o projeto, pois o Papel do Conselho de Escola e de ser um canal de comunicação para uma gestão democrática e participativa da unidade escolar.
A nossa escola recebeu e estará recebendo ainda nesse ano várias obras de reforma. No momento o Governo do Estado está realizando uma Grande obra de Reforma da Parte Elétrica, o engenheiro da Secretaria de Estado da Educação esteve na escola hoje para acompanhar a obra e fazer o levantamento dos Ar Condicionadosque serão instalados em breve, e outra grande obra que está por vir ainda este ano é a nossa tão sonhada “Quadra Coberta”.
Quando a Comunidade Escolar promove e cultiva um ambiente de solidariedade e acolhe a todos bem ela se torna referência na Qualidade da Educação.
Parceria, planejamento, otimismo, coragem tem que ser o nosso alicerce.
(Foto da árvore fícus nos fundos da Escola Ecoporanga.)
(Foto da árvore fícus caída no mesmo dia em Conceição da Barra)
(Foto ilustrativa da rampa de acessibilidade ilustrando a importância de uma calçada na escola.)
Segue o link: (http://midias.gazetaonline.com.br/_midias/jpg/2016/12/05/conceicao_da_barra_03-4755316.jpg) do acidente com a árvore em Conceição da Barra.