Morreu neste sábado, 05/11/16 Rafael Flores o fundador do Grupo de Capoeira Senzala “Patrimônio dos Pretos” Santa Luzia do Norte.
Figura muito importante na história da cultura do nosso município, Mestre Rafael deixa um legado de dedicação à arte da capoeira.
Em 1966, no Rio de Janeiro, Rafael e seu irmão Paulo Flores, alunos do Mestre Bimba, começaram um trabalho de divulgação da arte da capoeira, tornando-se conhecidos em âmbito nacional e internacional.
Rafael decidiu se mudar para Santa Luzia do Norte, por razão de sua família ser proprietária de terras no local, passando este a administrá-las. Desde então criou laços de amizade, que tiveram o privilégio de desfrutar de perto as apresentações de amigos capoeiristas que recebia. Logo, a comunidade pediu que montasse um grupo. Foi criado então, em 12 de outubro de 1988, o Grupo de Capoeira Senzala “PATRIMÔNIO dos PRETOS” (antigo nome do Distrito).
Em 1990, a capoeira do Patrimônio dos Pretos se apresentou no Encontro Mundial da Capoeira, realizado no Rio de Janeiro, e foram convidados para representar o Brasil em um Projeto patrocinado pela UNESCO e pelo Governo Francês.
No ano de 2000, 10 crianças na idade entre 11 e 14 anos, integrantes do Grupo de Capoeira Senzala “Patrimônio dos Pretos”, tiveram o prazer de conhecer e mostrar sua arte na França, representando o Brasil no Projeto “Crianças de hoje, músicos de amanhã”, que reuniu comunidades de mais de 14 países.
Em abril de 2004, o Distrito sediou o 4° Encontro Internacional de Capoeira, quando a comunidade recebeu franceses, alemães e holandeses.
Uma arte criada pelos escravos que mistura a dança, luta, música, brincadeira, muito ritmo e beleza, essa é a Capoeira, a grande paixão na vida do Mestre Rafael.
A comunidade de Santa Luzia do Norte está de luto por esse grande representante da história da Capoeira em nossa região.
Rafael, que perdeu a mãe a pouco mais de dois anos, não tinha filhos, mas tem irmãos e uma legião de amigos que terão para sempre na memória a imagem de uma pessoa que deixou de viver a própria vida para se dedicar à comunidade local.
Mestre Rafael estava com um projeto para levantar novamente o Grupo de Capoeira.
Foi uma perda muito grande para todos nós de Santa luzia do norte,estamos muito tristes??
Uma grande adeus ao mestre de meus grandes amigos Garrincha e Sorriso