Moradores de diversos bairros de Ecoporanga têm procurado nossa redação para reclamar da precariedade da iluminação pública. Várias denúncias dão conta que a situação está complicada nas principais ruas e avenidas que cortam a cidade.
Moradores encaminharam fotos e vídeos da situação para nossa redação. Segundo eles, muitas lâmpadas ao longo das avenidas estão queimadas.
vídeo:
A responsabilidade pela prestação de serviços e manutenção do sistema de iluminação pública da sede do
município de Ecoporanga, distritos, povoados e assentamentos é da prefeitura de Ecoporanga. O município possui contrato que está em seu quarto aditivo com a empresa BDCE – BRITO DIAS CONSTRUÇÕES ELÉTRICAS LTDA ME, no valor anual de R$ 94.752,00 (noventa e quatro mil, setecentos e cinquenta e dois reais), pagos em 12 parcelas de R$ 7.896,00 (sete mil e oitocentos e noventa e seis reais).
A situação coloca em risco a segurança dos moradores, pois além do perigo de trafegar em um local sem iluminação, pessoas mal intencionadas podem aproveitar para cometer crimes no local, como furto e roubo.
A população cobra da prefeitura para que o fornecimento de iluminação pública seja disponibilizada da forma adequada.
A nossa redação entrou em contato com o setor responsável da prefeitura de Ecoporanga, o mesmo informou que a prefeitura recebe um pequeno percentual do repasse da concessionária de energia elétrica. A prefeitura paga o que utiliza na iluminação pública e arca com todas as despesas da manutenção, sendo que esse valor repassado não é suficiente para atender toda a demanda do município.
Todas as informações são públicas, os contratos estão disponíveis no Portal Transparência da Prefeitura.