Ecoporanga tem vários pontos irregulares de descarte de lixo. Imagens que revoltam quem passa pelos locais, trazendo uma imagem de cidade suja e mal cuidada. Além de ser um prato predileto para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Esse ponto de descarte irregular de lixo chama a atenção de quem passa próximo ao local, pois fica ao lado do Asilo da cidade, na rua Otília da Costa, próximo da residência onde uma jovem de 21 anos que foi confirmada com dengue hemorrágica. Todas as pessoas podem contrair dengue no entanto, aquelas com idade superior a 60 anos, tem 12 vezes mais risco de morrer por dengue, do que as pessoas de outras faixas etárias, segundo o Ministério da Saúde. Por esse motivo a dengue em idosos é muito mais perigoso.
A cidade de Ecoporanga vem passando um período com muitos casos de dengue, o hospital Fumatre recebe todos os dias pacientes com sintomas da dengue. Observando a tabela de todos os municípios do estado, com incidência média nas últimas semanas, Ecoporanga está em terceiro lugar.