O futebol é a principal atividade de lazer para grande parte da população de Ecoporanga e todos os seus distritos, momentos de alegria, onde se reúnem famílias e vão para o estádio ou ginásio, ali reencontramos amigos, além de ajudar e muito na formação social dos jovens.
Ecoporanga está há 4 anos sem seus tradicionais campeonatos de futebol (titulares e aspirantes), último campeonato que aconteceu foi em 2016, penúltimo ano de mandato do ex-prefeito Pedro Costa, praticamente três anos já se passaram de mandato do atual prefeito Elias Dal’Col, e nada de campeonatos para as equipes de Ecoporanga disputarem.
Os desportistas de Ecoporanga aguardam ansiosos por campeonatos, mas a realidade de Ecoporanga é desanimadora, o estádio municipal Guerino Dal’Col, está se deteriorando com o tempo, o gramado não tem condições de jogo, arquibancada tomada pelo mato. No início do ano de 2019 o ginásio de esportes recebeu algumas melhorias, através de doações dos comerciantes de Ecoporanga, mas a iluminação já está precária. Equipes do município como Balau Cereais, Lage e Conilon, sem opção, estão sempre participando de competições em outros municípios.
O atual secretário de esportes de Ecoporanga é Gilberto Gil, pessoa que gosta de esporte, e sempre organiza eventos como corrida rústica e caminhadas, mas sem recursos financeiros fica impossível a organização das competições de futebol.
O site entrou em contato com o secretário de esportes, Gilberto Gil, e o mesmo relatou que esse ano é impossível a volta dos campeonatos, Gil disse que a licitação para pagar a arbitragem foi feita, mas o prefeito Elias Dal’Col relatou que a administração está sem verba para arcar com as despesas.
Enfim, mais um ano os desportistas de Ecoporanga irão ficar sem seus tradicionais campeonatos e o esporte do município parado no tempo.