O site Agitaeco alerta para uma prática que tem ocorrido com bastante frequência e feito muitas vítimas por todo o Brasil e também aqui em Ecoporanga: O golpe do novo número ou golpe do perfil falso do WhatsApp.
Funciona assim: o golpista cria um perfil no aplicativo de mensagens com fotos roubadas das redes sociais, começa a conversar com um amigo ou parente da pessoa que está na foto que ele escolheu, fingindo ser ela e diz que trocou de número, pede que guarde o novo número e apague o velho. Depois, na sequência, começa a pedir dinheiro e criar desculpas para justificar as transferências. A grande maioria das pessoas que acabam caindo no golpe são os pais.
Essa semana, a senhora Jeciara Carneiro dos Santos, moradora de Ecoporanga, que tem um filho que trabalha e mora em outra cidade, foi vítima do golpe. Jaciara recebeu a mensagem do golpista que se passou pelo seu filho. O bandido de início a saudou, depois já começou com as conversas pedindo a mãe para emprestar R$ 400 reais, até ele resolver sua situação no aplicativo do banco. A mãe preocupada com o filho realizou o depósito, em seguida o golpista retornou e pediu mais R$ 300 reais. Jeciara então começou a desconfiar, o bandido a todo momento dizia que não podia falar por áudio ou vídeo porque estava em um local com conexão ruim. Jaciara então procurou a delegacia de Ecoporanga e fez o boletim de ocorrência.
Tenha bastante atenção
Ao receber mensagens de números desconhecidos, de pessoas se passando por amigo ou parente, muito cuidado e atenção, tente sempre entrar em contato com a pessoa no número verdadeiro, ligue e confirme. Sempre os golpistas tem boa “lábia”, nesta nova roupagem de invasão ao WhatsApp, as próprias vítimas cedem informações preciosas, e facilitam o golpe para os criminosos.