Aconteceu na EEEFM “José Teixeira Fialho”, no distrito de Imburana a V Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. O evento cujo tema é “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” teve início as 13h30min com a presença da comunidade, representantes de entidades religiosas, câmara municipal, e demais órgãos públicos e organizações não governamentais.
O evento teve a participação do professor Moysés Dantas, ecologista, teólogo, coordenador dos trabalhos de campo da ONG Andarilhos Ecológicos do ES, que apresentou uma palestra voltada para a temática, fazendo todos refletirem qual o nosso papel como cidadão e como tem sido nossas atitudes. Também esteve presente o Sr Geilson, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente falando do projeto “Meu lixo, meu luxo”.
Na V Conferência realizada na EEEFM José Teixeira Fialho, esteve presente os delegados das conferências anteriores, onde puderam dar depoimentos e contribuir para a preparação dos delegados atuais. Os mesmos se prontificaram para ajudar a preparar os delegados para as demais etapas do projeto. A equipe escolar agradece ao ex-aluno e delegado na II Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu em 2005 Gerlis de Almeida Souza. E a Karen Macedo Moreira Grisóstimo que foi a aluna delegada na IV Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, representando a EEEF Daniel Comboni em 2013.
De acordo com o diretor Jailson Maurício Pinto, no decorrer das semanas foram realizadas várias atividades com os estudantes sob a orientação dos professores das diferentes áreas de ensino, abordando o tema na sala de aula e trabalho de pesquisa como visitação na Estação de Tratamento de água do distrito de Imburana e no decorrer do Córrego Facão para avaliar a qualidade da água e os problemas ambientais que ocorrem no seu percurso. A partir dessas observações e relatos de moradores foram diagnosticados cinco principais problemas na localidade que são: desmatamento, a má qualidade da água, degradação das nascentes do Córrego Facão, esgoto sanitário lançado diretamente no leito do córrego e ineficiência na coleta do lixo.
A partir dessas observações criou-se o projeto intitulado “Percepção Ambiental e Recuperação da Nascente do Córrego do Facão, distrito de Imburana, município de Ecoporanga-ES”. A escola buscará parcerias com a comunidade, órgãos públicos, não governamentais e produtores rurais para a realização do projeto, objetivando uma melhor qualidade de vida para todos.
Os estudantes expuseram vários trabalhos, tendo destaque a confecção de uma maquete representando uma nascente, utilizando materiais naturais. O objetivo da conferência foi mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos para o uso adequado e consciente da água, bem como sua proteção.
No evento também foi realizado a votação para eleição do delegado (a) e vice delegado (a). Ficando com a seguinte classificação: Hillary de Souza Rodrigues sendo a delegada e Marcelo Henrique Lucas dos Santos, vice delegado. Os estudantes que foram supracitados serão os representantes do projeto na fase Estadual e Nacional, caso o projeto seja selecionado.
Todo o trabalho foi orientado e coordenado pela professora de Ciências e Biologia, Ivani Vieira Damaceno. E as ações foram divididas entre a comunidade escolar. Algumas já foram executadas e outras serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo.
Temos que trabalhar uma educação Ambiental para além dos muros da escola. Relacionar conhecimento teórico e prático em busca de um ambiente em que os ecossistemas possam ser preservados e que o ser humano perceba como parte integrante e não superior ao Meio Ambiente.