Uma eleição para presidente da Câmara de vereadores de Ecoporanga que pode decidir o futuro do município e da casa de leis para o exercício de 2019, é uma das coisas que mais se fala pelas ruas de Ecoporanga. Sabendo que a Câmara Municipal é quem criam e aprovam leis, fiscalizam projetos, que vão de encontro ao município, se a Câmara anda bem o município irá caminhar no trilhos certos. A eleição irá ocorrer dia 17 de dezembro, na última sessão ordinária de 2018.
Duas chapas estão na disputa: a Chapa 1, que e composta de vereadores: tendo o vereador Nivaldo Toledo como presidente, vice-presidente, João Batista, 1°secretário, Robério Pinheiro, e 2° secretário, Edson Pêga.
A Chapa 2 é composta pelos vereadores que sempre evidenciam estar “do lado” do prefeito Elias Dal’Col, tendo como presidente o vereador Greidsmar, vice-presidente, Nélio Quedevez, 1°secretário, Tininho, 2° secretário, Jefinho Dal’Col.
Quem acompanha frequentemente as sessões na Câmara já imagina que será uma votação acirrada, são 11 parlamentares, tendo em vista que haverá um voto que fará toda a diferença, e irá decidir o novo presidente para o exercício de 2019. O comentário que está pelas ruas do município é, em qual chapa o vereador Pêga irá votar, o parlamentar compõe a Chapa 1, mas tem o direito e pode votar na Chapa 2.
O vereador e atual presidente da casa de leis, Robério Pinheiro, que ficou os 2 anos na presidência, 2017 e 2018, hoje se mostra “oposição” ao prefeito Elias Dal’Col, e compõe a Chapa 1.
Iremos aguardar até o dia 17 de dezembro para sabermos qual chapa será a vencedora, e quem ficará na cadeira de presidente da Câmara Municipal de Ecoporanga no exercício de 2019, Nivaldo Caldeira ou Greidsmar.
Que a eleição ocorra nas normalidades, e que nenhum parlamentar não se venda por algum tipo de propina, isso pode levar o vereador a cassação de seu mandato.