DIRETORIA DA CESAN SE REÚNE COM VEREADORES DE ECOPORANGA PARA DISCUTIR SOBRE A RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

A Câmara Municipal de Ecoporanga recebeu, na tarde de terça-feira, 09 de julho, a diretoria da Cesan, para tratar da necessidade da urgência em aprovar a autorização para o município firmar um contrato de programa com a empresa responsável pelos serviços de saneamento básico do município, além de discutir sobre a renovação da concessão, para os próximos vinte anos.

Em sua fala inicial, o diretor da Cesan, Paulo Mattos Junior, lembrou da urgência da Câmara Municipal em aprovar a autorização para o Município firmar o contrato com a empresa que vai gerenciar os serviços de tratamento de água e esgoto. Segundo Paulo, a alternativa mais viável para este serviço é a concessão com a Cesan.

Paulo Mattos Junior, diretor da Cesan

Em sua participação, o vereador João Batista Filho, disse que não é contra a Concessão, mas, quis saber se a empresa vai cumprir com suas obrigações, e também sobre o programa Tarifa Social da empresa, os diretores da Cesan responderam que a empresa tem a obrigação de cumprir com seus deveres, e que o Ministério Público, e o Tribunal de Contas do Estado, estão fiscalizando essas questões.

Sobre o programa de Tarifa Social, a empresa está trabalhando em conjunto com a Prefeitura de Ecoporanga para localizar todas as famílias cadastradas no CadÚnico, Bolsa Família e Bolsa Capixaba, para terem direito ao desconto de até 65% na conta de água e esgoto.

Já o vereador Nivaldo Toledo, questionou sobre os investimentos da empresa no município e qual a garantia do cumprimento de suas obrigações, os gestores da Cesan responderam que, a empresa é obrigada a investir com o que for necessário para cumprir a meta do Plano Municipal de Saneamento Básico. Inicialmente, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), tem 20 milhões de reais para investir no município, mas o valor pode aumentar conforme a necessidade.

O Presidente da Cesan, Cael Linhalis, disse que o Governador Renato Casagrande está empenhado, junto com empresa, para realizar os investimentos em Ecoporanga. Segundo Cael, todos os investimentos estão previstos no plano de Saneamento Básico e que a empresa tem o dever de cumpri-los.

Cael Linhalis, presidente da Cesan

Ao final, foi abordado sobre a taxa de 80% da rede de esgoto, que é um valor nacional estimado pela ABNT, e que apenas o Governo do Estado tem o poder de fazer reajustes. Segundo Cael, a Cesan tem a terceira taxa de água e esgoto mais barata do país.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, vereador Greidismar Lopes, além dos vereadores Nivaldo Toledo, João Batista Filho, Jefferson Salazar Dal’Col, Ermes Oliveira, Tinim Caetano e Edson Pereira (Pega da Muritiba); os diretores da Cesan, Paulo Mattos Junior, Jamil Guilherme, Paulo Casagrande, Diogo Siqueira e o Presidente da Cesan, Cael Linhalis; também participaram da reunião o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Jadson Dal’Col, o Secretário de Esportes, Gilberto Gil, o Presidente do SISPMEC, Gumercino Cândido, e demais assessores.

Fonte: Gazeta do Norte