ESCRITORA CAPIXABA VAL BERNARDINO LANÇA LIVRO POÉTICO NA 25ª BIENAL DE SP

A fascinante escritora e poetisa capixaba Val Bernardino, mamãe dos irmãos e jogadores de futebol de Ecoporanga, Stanley Bernardino e Sthenyo Bernardino, acaba de lançar o livro “Amores & Sofrências” que marca sua carreira na poesia capixaba e, por consequência, na poesia nacional. O livro traz temas modernos e do nosso cotidiano onde o amor é o tema central, com seus derivados, o prazer, o sofrimento, a felicidade, o lirismo e sofrências dolorosamente poéticas.

O livro da escritora capixaba Val Bernardino que é mais um fruto da editora paulista PerSe, foi organizado pelo jornalista e poeta Almir Zarfg, presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras. E ganhou prefácio do escritor e jornalista Athylla Borborema, vice-presidente da ATL. Ou seja, uma obra originalmente pensada, produzida e decorrida toda gestação no Espírito Santo, mas parida na Bahia e vestida em São Paulo.

poed1O livro “Amores & Sofrências” da capixaba Val Bernardino já nasceu grande e em mãos de parteiros importantes, tanto que a obra antes de ganhar maioridade, ganhou passaporte para o seu lançamento oficial na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo que acontecerá de 03 a 12 de agosto de 2018 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no bairro de Santana, na capital paulista.

Val Bernardino é uma capixaba de Barra de São Francisco, formada em Recursos Humanos e uma apaixonada por poesia. A escritora produz seus poemas quase sempre nos momentos de relaxamento, mas também quando a ideia aparece em qualquer lugar. Para ela, a poesia é simplesmente a arte de compor versos, manifestação perante a arte. É arte de viver amores, desamores, dores, alegrias, alentos e desalentos. É um abrigo virtual, onde se semeia e colhe sentimentos, frutos de cada palavra, seja adocicada, amarga ou agridoce.

poed2A escritora capixaba Val Bernardino mantém uma interlocução permanente com os imortais da ATL – Academia Teixeirense de Letras, onde integram artistas de grande influência na literatura nacional e internacional. Para o escritor e jornalista Athylla Borborema, que prefaciou o livro da capixaba, um dia a poesia lhe capturou e ela foi apresentada a poesia e daí, surge a Val Bernardino, a poeta, que está sendo levada pelos caminhos dessa transformação, que a arte começou a desvendar. Para ele, o livro “Amores & Sofrências” é apenas um favo de mel de toda uma colmeia que a poetisa capixaba ainda tem para adoçar o seu público.

fonte: (Da redação TN)

COMPARTILHAR